sábado, 25 de fevereiro de 2012


Cara Neir - Part I / Part II (2009)


O primeiro álbum do Cara Neir, Part I / Part II, é dividido em dois discos assim como o título sugere.

A Part I :  a primeira parte possui 10 faixas e tem a duração aproximada de 21 minutos. Ela é constituída de músicas-pilulas (se você me permite assim chamar). Curtas explosões de black metal "tutateado". Grosseiro, cru e direto ao ponto. Todas as músicas tem por volta de 1 a 2 minutos de duração. Completamente útil quando se quer ouvir algo divertido e sem enrolação. Bom para caralho!

Já a Part II...  Aqui as coisas mudam. Parece até que eles usaram outro canto do cérebro para compor. Dessa vez são apenas quatro músicas que na duração total marca-se 27 minutos. O incansável post-rock se reune com o doom e surgem músicas mais lentas e atmosféricas. Enquanto a primeira parte era agressiva e não parava um segundo, essa segunda permanece leve e calma durante seu percurso. Os vocais são escassos e o que mais se valoriza é o climão que as músicas tem. Ouve-se um som completamente mais sereno comparado a primeira parte do disco.

Não é a primeira vez que vejo uma banda separar por disco dois conjuntos de músicas diferentes em um mesmo lançamento. Lembra do grandioso Sanojesi Äärelle do Horna ? E talvez você pense que essa ideia, um tanto quanto audaciosa, pode tornar o álbum confuso e inexpressivo. Bem, não foi o caso do Cara Neir, e nem do Horna. E não conheço mais nenhuma banda que fez algo semelhante.

A mistura de estilos que o Cara Neir faz em ambas as partes é maravilhosa para mim. E da pra perceber que nesse álbum eles estavam experimentando e conhecendo o próprio som. Não existe nenhuma cópia física do disco e eles disponibilizaram o download do disco inteiro no bandcamp deles. Pelo visto eles estavam preparando o terreno para o segundo álbum que é com certeza melhor e mais evoluído. Por que é uma mistura das duas partes acrescentado de um toque a mais de personalidade. No entanto é super recomendável  saber como eles já mandavam bem desde o início.



[Download]

Nenhum comentário:

Postar um comentário